AUSÊNCIA
O personagem Luis Eduardo, do livro “Um amor proibido”, é pai dos gêmeos Ana Maria e Luis Carlos, mas os abandonou devido a sua imaturidade, durante a sua juventude. Luis Eduardo é casado com Simone, sua colega da faculdade, ambos se formaram na mesma área de Administração de Empresas, na cidade de Campinas, São Paulo. Após a formatura, o casal resolve residir em São José dos Campos, onde ele arruma um bom emprego na empresa Jonhson & Jonhson, no departamento administrativo.
Lidando de forma tranquila com a situação, Luis Eduardo acaba revelando a sua esposa que, na sua juventude, teve dois filhos gêmeos, na cidade de Jambeiro, mas que ele jamais procurou pelos filhos, mesmo sabendo que a mãe daquelas crianças havia falecido durante o parto. Imaginava que “pelo fato de ter abandonado aqueles seus filhos na juventude”, ele poderia estar sendo punido.
Simone propõe que Luis saia à procura daqueles seus filhos, alegando que nunca seria tarde para um pedido de perdão pela sua ausência na criação das crianças.
Muita coisa acontece, até que Luis Eduardo aceita a sugestão da sua amada esposa, e os dois saem em busca dos filhos do passado. Como ponto de partida, vão até o sítio de seu tio Marcelo, que se prontifica a ajudá-los, fornecendo o último endereço daquele do casal de gêmeos.
Buscas na cidade de São Paulo pelos pais adotivos das crianças se iniciam, momento em que a trama conduz a um verdadeiro labirinto, cuja saída parece cada vez mais difícil. Porém, Luis e Simone não desistem da procura pelos filhos. Uma verdadeira “maratona” por cidades é cumprida pelo casal, quando, enfim, descobre-se que a filha mora em São José do Rio Preto e se chama Ana Maria. Muitas surpresas marcam o encontro entre pai e filha, pelo tempo da ausência daquele pai, desde aquela aventura na cidade de Jambeiro e por causa de sua jovem irresponsabilidade. Para fechar a busca do casal, Ana Maria fornece o endereço do irmão gêmeo na cidade de São Paulo, enquanto novas sensações pelo tempo daquela ausência se desenvolvem de forma dramática.
Sem falar que a separação daqueles dois irmãos, adotados por pais diferentes, havia causado “Um amor proibido” entre os dois. Como todos eles iriam lidar com aquela situação tão inusitada e avassaladora?
Seu outro filho gêmeo, Luis Carlos, que tanto sofreu com a incrível paixão pela irmã, o receberia da mesma forma gentil e compassiva, como Ana Maria, sua outra graciosa filha? Ele perdoaria seu pai, sua “Ausência” e os consequentes dramas que viveu por causa daquele abandono?
Não esquecendo que haverá os envolvimentos de um genro e uma nora e, quem sabe, netos para Luis Eduardo, situações que ele terá de encarar e administrar devido ao longo período da sua “Ausência”.
Seria possível Luis Eduardo e Simone reunirem todos, como sendo uma família só? E quais surpresas boas (ou nem tanto) estavam reservadas para todos?
Somente o livro “Ausência” dirá!
* * *
EDSON DE SOUZA

Comentários
Postar um comentário