AUSÊNCIA

    O personagem Luis Eduardo, do livro “Um amor proibido”, é pai dos gêmeos Ana Maria e Luis Carlos, mas os abandonou devido a sua imaturidade, durante a sua juventude. Luis Eduardo é casado com Simone, sua colega da faculdade, ambos se formaram na mesma área de Administração de Empresas, na cidade de Campinas, São Paulo. Após a formatura, o casal resolve residir em São José dos Campos, onde ele arruma um bom emprego na empresa Jonhson & Jonhson, no departamento administrativo.


    O casal resolve ter filhos, já de imediato, mas após várias tentativas fracassadas, buscam por um especialista médico na possibilidade de descobrir o problema e resolvê-lo. Após vários exames, foi constatado que Simone tinha uma deformidade no útero, que a impossibilitava de gerar um filho.


    Lidando de forma tranquila com a situação, Luis Eduardo acaba revelando a sua esposa que, na sua juventude, teve dois filhos gêmeos, na cidade de Jambeiro, mas que ele jamais procurou pelos filhos, mesmo sabendo que a mãe daquelas crianças havia falecido durante o parto. Imaginava que “pelo fato de ter abandonado aqueles seus filhos na juventude”, ele poderia estar sendo punido.


    Simone propõe que Luis saia à procura daqueles seus filhos, alegando que nunca seria tarde para um pedido de perdão pela sua ausência na criação das crianças.


    Muita coisa acontece, até que Luis Eduardo aceita a sugestão da sua amada esposa, e os dois saem em busca dos filhos do passado. Como ponto de partida, vão até o sítio de seu tio Marcelo, que se prontifica a ajudá-los, fornecendo o último endereço daquele do casal de gêmeos.


    Buscas na cidade de São Paulo pelos pais adotivos das crianças se iniciam, momento em que a trama conduz a um verdadeiro labirinto, cuja saída parece cada vez mais difícil. Porém, Luis e Simone não desistem da procura pelos filhos. Uma verdadeira “maratona” por cidades é cumprida pelo casal, quando, enfim, descobre-se que a filha mora em São José do Rio Preto e se chama Ana Maria. Muitas surpresas marcam o encontro entre pai e filha, pelo tempo da ausência daquele pai, desde aquela aventura na cidade de Jambeiro e por causa de sua jovem irresponsabilidade. Para fechar a busca do casal, Ana Maria fornece o endereço do irmão gêmeo na cidade de São Paulo, enquanto novas sensações pelo tempo daquela ausência se desenvolvem de forma dramática.  


    Sem falar que a separação daqueles dois irmãos, adotados por pais diferentes, havia causado “Um amor proibido” entre os dois. Como todos eles iriam lidar com aquela situação tão inusitada e avassaladora?


    Seu outro filho gêmeo, Luis Carlos, que tanto sofreu com a incrível paixão pela irmã, o receberia da mesma forma gentil e compassiva, como Ana Maria, sua outra graciosa filha? Ele perdoaria seu pai, sua “Ausência” e os consequentes dramas que viveu por causa daquele abandono?


    Não esquecendo que haverá os envolvimentos de um genro e uma nora e, quem sabe, netos para Luis Eduardo, situações que ele terá de encarar e administrar devido ao longo período da sua “Ausência”.


    Seria possível Luis Eduardo e Simone reunirem todos, como sendo uma família só? E quais surpresas boas (ou nem tanto) estavam reservadas para todos?


    Somente o livro “Ausência” dirá!


* * *


Cadeira 23T Patrono: JOSÉ GERALDO NOGUEIRA MOUTINHO

EDSON DE SOUZA


Nasceu em Pindamonhangaba, em 12 de março de 1942. Formado em Direito -Universidade do Vale do Paraíba; Administração de Empresas - Universidade de Taubaté e Contabilidade - Escola do Comércio Dr. João Romeiro, de Pindamonhangaba.

Trabalhou nas empresas AISA, Halles, Lieebher, Fruehauf e Sered, em Pindamonhangaba; e, também, Assessores Adm., Halles, Crefisul e Trivellato, de São Paulo. Aposentado desde 1991, prestou assessorias a diversas empresas, enquanto administrava junto da esposa - Yolanda Vittali de Souza -, sua própria Pousada Serra da Mantiqueira, no Piracuama, atualmente, sob a direção dos filhos, Maurício e Rogério.

Edson de Souza foi convidado a ingressar na Academia Pindamonhangabense de Letras, apadrinhado por seu irmão, Edmar de Souza, quando havia publicado seus primeiros livros: “Uma Vida do Passado” (baseado em regressões de vidas passadas); “Éramos três em torno à mesa” (histórias de três amigos que, em uma mesa de bar, conversam sobre situações que vivenciaram em romances diferentes); e “Um amor proibido” (a história de dois irmãos gêmeos, que viveram um romance proibido). Atualmente, escreve seu quarto livro, “Ausência”, que é uma continuação do terceiro livro. Nesta antologia, o autor traz um pequeno resumo do que o leitor encontrará em sua próxima obra.

Comentários

Postagens mais visitadas