MONSENHOR JOÃO: CINQUENTENÁRIO SACERDOTAL

 

    A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, com sede e matriz em Flores, no Município de Russas, localizado no adusto sertão do Ceará, realizou com muito carinho uma bela e merecida festa de louvor e agradecimento ao ensejo do Jubileu de Ouro Sacerdotal do Monsenhor JOÃO OLÍMPIO CASTELLO BRANCO. Esse ser humano portador de excelsas qualidades é descendente de tradicionais famílias de Limoeiro do Norte e conta com uma incomensurável folha de serviços prestados à Igreja, em especial à Diocese da Princesa do Jaguaribe. Trata-se de um sacerdote culto, preparado, preocupado com a educação da consciência e do coração dos seus paroquianos, altamente comprometido com a evangelização libertadora com a igualdade, com a justiça social e a fraternidade na sua benéfica ação pastoral de não discriminação e da promoção dos carentes, além do seu trabalho catequético digno dos maiores louvores.

    Ao refletir sobre a atuação do MONSENHOR JOÃO, tento responder para mim mesmo, o motivo de tanto comprometimento e de tanto amor ao que faz o nosso venerado levita. De imediato encontro a resposta: ele está engajado com os ideais da Igreja na América Latina: a opção preferencial pelos pobres que tentarei explicar em poucas linhas.

    A “Opção Preferencial Pelos Pobres” é uma das marcas da face da Igreja na América Latina reafirmada pela Conferência Episcopal de Aparecida (São Paulo-2007), nascida na década de 60, e tem suas raízes mais profundas na Bíblia. Salvo maior engano está escrito no livro do ÊXODO que mostra um Deus que age na história como libertador. É a opção pelo Deus do Reino que Jesus nos anuncia. Essa predileção pelos pobres, famintos e sofredores tem seu fundamento na bondade gratuita do senhor, portanto é teocêntrica, que lança suas raízes na gratuidade do amor de Deus. Aqui, na América, ganhou força em Medellin (Colômbia -1968) e em Puebla (México-1979), após a Igreja reconhecer a distância social entre ricos e pobres como um “Pecado Social” e compreender que no rosto do pobre reconhecemos o rosto do Cristo sofredor, o Senhor que nos questiona e interpela. Vale lembrar, que o Papa Bento XVI no seu discurso na Conferência de Aparecida (2007) retomou Medellin e Puebla. Falou que a “Opção Preferencial Pelos Pobres” está implícita na fé cristológica, naquele Deus que se fez pobre por nós, para enriquecermos com sua pobreza, porque Deus revelado em Jesus de Nazaré é o Deus do rosto humano, é o Deus conosco. E, é importante lembrar que essa afirmação do Papa Emérito Bento XVI se aproxima do canto das Comunidades Eclesiais de Base que o nosso querido MONSENHOR JOÃO conhece e tem trabalhado ao longo dos anos: “Tu és o Deus dos pequenos, o Deus dos humanos e sofridos, o Deus de mãos calejadas, o Cristo trabalhador”. O Papa Francisco comunga com essas ideias. Ele foi Arcebispo em Buenos Aires e conhece muito bem as injustiças sociais que imperam no mundo, em especial no nosso continente.

    Saudamos não só os profícuos cinquenta anos de labor sacerdotal do nosso ilustre conterrâneo, mas, sobretudo o seu trabalho que tem a marca forte dessa opção contra as injustiças, a miséria, empreendendo ações sociais de inclusão, resgatando a dignidade do seu povo sofrido, enfrentando, muitas vezes, interesses dos poderosos. E, coloquemos bem claro: tudo isso em consonância com os ensinamentos de Jesus de Nazaré, cuja vida foi inteiramente voltada para a libertação dos pobres e excluídos do seu tempo, resumida na expressão que o evangelista João (Jo,10,10) colocou na boca do Divino Mestre: “Eu vim para que todos tenham vida e tenham vida em abundância”. Ave, MONSENHOR JOÃO, o nosso afeto, o nosso profundo respeito e votos de felicidades ad multos laetissimos annos!

*O autor é médico, limoeirense, professor universitário, Mestre e Doutor pela USP, Magister ad Honorem da Universidade de Bolonha (Itália), e ‘professor convidado’ da Universidade de Sorbonne (França).

(Publicado na coluna "Vanguarda Literária" do jornal Tribuna do Norte, ed. nº 8284)
http://jornaltribunadonorte.net/pdf/8284.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas