CASA DE RETALHOS
Lembro-me bem de uma loja muito procurada, chamada CASA DE RETALHOS, que se situava nas proximidades da esquina da Rua Bicudo Leme, com frente para a Igreja Matriz, a qual possuía tudo que se pensava em comprar em matéria de armarinhos em peças ou retalhos de tecidos em geral, com todas as cores - poucas na época (anos 1940/1950), que eram empregados em confecções caseiras e de muita utilidade. De minha parte, sempre que possível, acompanhava minha mãe àquela loja para obter algum tecido necessário. Depois a referida loja e outras poucas que existiam - a cidade era bem pequena - desapareceram, mas, hoje, em outros tempos, essas “casas de retalhos” estão voltando e com toda força. Novos tempos!!! Um dos proprietários era da Família Usier, tinha o apelido de “Tudo Azul”. Depois abriu uma pequena casa comercial que se denominou “Tudo Azul”, e “tudo azul” ficou ...
* * *
Cadeira 06T
Patrono: Benjamin Pinheiro
Francisco Piorino Filho
Nascido aos 14 de fevereiro de 1935, em Pindamonhangaba-SP, filho de Francisco Piorino e de Maria Rosa Barbosa, já falecidos.
É casado com Therezinha Villela Piorino há 63 anos. É filha de Trajano Mendes Vilela e Ana Andrade Vilela, falecidos. Tem um filho, Francisco, engenheiro do CTA - São José dos Campos, casado com Tania Maria de Moraes Santos Piorino, professora, com quem tem três filhos: Erick, médico, casado com Alexandra, Matheus, funcionário da Embraer, casado com Fernanda e Raphaela, solteira, professora.
Cursou o Grupo Escolar Dr. Alfredo Pujol (1942/45), o Ginásio Estadual, o Colégio São Joaquim de Lorena até 1948. Cursou ainda a então Escola de Comércio Dr. João Romeiro e finalmente da Faculdade de Direito de Taubaté. É titular do Curso de Direito da Faculdade Campos Sales (SP). Foi vereador em Pindamonhangaba por três mandatos: 1960/1972 e ocupou vários cargos, inclusive de Presidente da Câmara em 1964. Foi comerciante desde 1954 até 1973 e depois, em formando pela Faculdade de Direito de Taubaté, 1964-segunda turma, foi nomeado pelo prefeito Dr. João Bosco Nogueira, em 7 de janeiro de 1973, como seu assessor, tendo ficado à frente da Administração, Educação e Cultura e Licitação, além de responder pelo Departamento de Saúde. Foi ainda Chefe da Guarda Municipal e Presidente da Associação dos Servidores Públicos Municipal. Escreveu 14 modestos livros, sobressaindo-se “BIOGRAFIAS”. editado em 2001, contendo as biografias dos 40 patronos e 40 titulares da APL. Pertenceu a 14 entidades e em quase todas elas foi presidente, sendo que nem na vereança e igualmente nas entidades, jamais teve remuneração. Ocupou ainda o cargo de Presidente da Fundação Dr. João Romeiro, mantenedora da “Tribuna do Norte” nos governos João Bosco, Geraldo Alckmin e Thiers Fernandes Lobo. Foi ainda, relações públicas quando era Prefeito João Bosco. Nesta antologia, ele participa com duas crônicas imbuídas de história e de amor pela terra natal e pelo país.
_Francisco%20Piorino%20Filho.jpg)

_Alberto%20Marcondes%20Santiago.jpg)
Comentários
Postar um comentário