FATOS INTERESSANTES

BENEDITO AÉRCIO BONDIOLI MUASSAB

    Nos 23 anos em que dirigi o jornal Tribuna do Norte, ocorreram fatos interessantes. Vou contar este, que pode ocorrer em jornal que circula apenas aos sábados!

UM DESFILE QUE NÃO HOUVE

    Como sempre acontecia, o desfile de 7 de setembro era bonito, mas igual: o Exército com seu maquinário e os soldados marchando com galhardia; as Escolas com suas Fanfarras e os alunos elegantemente uniformizados, monitorados pelos professores, todos orgulhosos por homenagear a Pátria.

    E as ruas principais lotadas com a população apreciando aquele belo espetáculo colorido.

    Era pra ser assim! Era!

    Pois bem, na década de 70, este feriado caiu numa quinta-feira e, na sexta (dia 8) era também feriado em Pindamonhangaba – Dia da Padroeira.

    Então eu reuni os funcionários e falei: vamos terminar o jornal até quarta-feira e, aí, folga para todos até segunda-feira! Assim fechamos o jornal e todos foram embora, cada um para passear onde quisesse.

    Logicamente a primeira página foi montada com fotos dos desfiles anteriores, destacando carros do Exército e lances das escolas, como ocorria anualmente.

    Eu fui para Ubatuba com a família. Assim, na quinta-feira, 7 de setembro, estava na praia, onde encontrei com um amigo de Pinda. Perguntei a ele como tinha sido o Desfile. Ao que ele respondeu: “Não houve desfile, pois choveu e foi cancelado”.

    Na mesma hora, eu fiquei gelado, não sabia o que responder. Então tomei uma atitude: voltei correndo para Pinda, chegando aqui a noite.

    Fui imediatamente atrás do Santiago, do Donizeti e do Gordinho, felizmente encontrando-os.

    Discutimos o que faríamos (e como, pois os jornais já estavam nas bancas para serem distribuídos no sábado). Na sexta-feira, logo de manhãzinha (por volta das seis horas), estávamos na oficina, começando a montar outra primeira página. Esta tem que ser impressa junto com a última, tendo a segunda e a penúltima também serem impressas para fechar.

    Na época, tipograficamente, era letra por letra. E assim fomos até de madrugada, quando o jornal ficou pronto.

    Então quando as bancas abriram suas portas, nós entregamos os novos exemplares para serem distribuídos, sem o Desfile.

*   *   *

Cadeira 09T
Patrono: GREGÓRIO JOSÉ DE OLIVEIRA E COSTA
BENEDITO AÉRCIO BONDIOLI MUASSAB

    Nascido em Pindamonhangaba aos 28 de outubro de 1937. Cursou o Primário no Externato São José e o Ginásio no “João Gomes de Araújo”. Diplomou-se como contador no “Nogueira da Gama” de Guaratinguetá e Jornalismo na FAAP - “Fundação Armando Álvares Penteado”, em São Paulo.


Comentários

Postagens mais visitadas